Seus Olhos no Verão
Nessa época mais quente do ano, alguns cuidados com seus olhos são essenciais. Alguns dos problemas que costumam aparecer nessa época são: Tersol, blefarite, conjuntivite e ressecamento das córneas.
Em meses de férias de trabalho e escolares, nós sabemos que os nossos olhos são mais expostos às praias, piscinas e outras alterações climáticas. Aqui vão algumas dicas do que você pode fazer.
Protetor solar – Verão combina com sol, praia, mar, piscina e também com protetor solar, que claro deve ser usado o ano todo, mas que é bem importante quando estamos mais expostos ao sol.
Ao usar o protetor, tenha muito cuidado na aplicação para que ele não entre nos olhos. Pode provocar muita irritação química da conjuntiva e da córnea, que pode até persistir por alguns dias. Busque protetores que sejam para uso facial e que não saiam facilmente na água.
Lentes de Contato
A exposição à água contaminada da piscina ou do mar, especialmente para quem usa lentes de contato, deixa os olhos vulneráveis à contaminação por bactérias e outros micro-organismos. Por isso, antes de um mergulho, retire, higienize e guarde com cuidado as lentes de contato.
Altas temperaturas – O calor aumenta a produção de glândulas sebáceas, o que faz subir a possibilidade de casos de blefarite e tersol em indivíduos com predisposição. Se sua pele é mais oleosa higienize as pálpebras com produtos específicos ou xampu infantil neutro.
Para prevenir irritações e infecções em decorrência tenha um colírio lubrificante e aplique quando necessário. Lembrando que é importante que seja um colírio indicado pelo seu oftalmologista.
Use óculos escuros
Além de lindos, eles são muito importantes. Lembrando sempre que os óculos escuros devem ter lentes de proteção UVA, UVB e UVC. O aumento da temperatura, o ressecamento e a poluição aumentam a coceira e a sensação de irritação nos olhos e os óculos escuros podem proteger também desses sintomas.
Infecções Oculares e Aglomeração – Os casos de conjuntivite aumentam no verão, especialmente se objetos pessoais como tolhas de rosto, óculos de sol, roupas de cama são compartilhados.
Para evitar infecções oculares, é importante evitar locais de aglomeração em ambientes fechados e mesmo ao ar livre. Além de evitar problemas oculares, ajuda a reduzir a disseminação do coronavírus.
Fonte: CBO – Conselho Brasileiro de Oftalmologia
Dra Elisa Duarte
CRM SP 91198 | RQE 39524
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!