4 fatos importantes sobre o Glaucoma
Hoje, dia 26 de maio comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, criado com o intuito de conscientizar e alertar sobre a doença. Por este motivo trouxe alguns fatos importantes que você precisa saber sobre o Glaucoma.
- O que é o Glaucoma? O glaucoma é uma doença ocular capaz de causar cegueira se não for tratada a tempo, pois 80% dos glaucomas não apresentam sintomas no início da doença. É uma doença crônica que não tem cura, mas, na maioria dos casos pode ser controlada com tratamento adequado e contínuo. Quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores serão as chances de se evitar a perda da visão.
- Como sei se tenho Glaucoma? Consulte o oftalmologista regularmente. Durante a consulta, ele fará ou solicitará diversos exames que poderão diagnosticar o glaucoma, tais como: exame do fundo do olho, medida da pressão intra-ocular e exame de campo visual.
- Em quem a doença é mais frequente? Nos seguintes grupos e condições de saúde: Pessoas com histórico de glaucoma na família (parentes de primeiro grau, principalmente), indivíduos com pressão ocular alta, idade superior a 40 anos, hipermetropia, miopia, diabetes, pessoas que fazem uso crônico de corticosteroides, pacientes com lesões oculares, populações negra e oriental, enxaqueca hipertensos, apneia obstrutiva do sono.
- Tratamentos
Dependendo do tipo da doença e sua gravidade, as estratégias terapêuticas incluem ou combinam o uso de colírios, laser e cirurgia.
Colírios – podem aumentar ou reduzir a drenagem do líquido circulante no olho;
Laser – as modalidades são a Trabeculoplastia Seletiva a Laser (TSL) e a Iridotomia;
Cirurgia – Trabeculectomia e MIGS (cirurgia minimamente invasiva para glaucoma)
Dra Elisa Duarte
CRM SP 91198 | RQE 39524
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!